ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAIS.

A chave para acabar com artrites,dermatites,sinusites e outras pode estar no seu prato.
Afinal,muito além de nutrir,os alimentos alteram os processos fisiológicos,modulando,incluisive,as respostas inflamatórias.
Febres,dores crônicas,inchaços,mal-estar. Todos esses sintomas desagradáveis podem ser a consequência direta de um processo de inflamação é uma reação imédiata a uma lesão celular ou tecidual provocada por um corpo considerado estranho.Nessa situação,ha um esforço do nosso organismo em reconhecer os agentes responsavél pelo ataque,para neutralizá-los o mais rápido possivel,explica a nutricionista Roseli Rossi,da clinica Equilibrio Nutricional (SP).
No local onde o corpo onde o corpo detectou ameaça,ocorre o aumento do fluxo de sangue,que circula carregado de células do sistema imunológico.Essas celulas produz substâncias pró-inflamátorias e ainda pedem reforços:enviam sinais para que outras tantas se juntem à operação,até eliminar o possivel invasor.
São esses soldados do bem,escondidos sob a trincheira da circulação sanguinea,que provocam inchaço,calor e vermelhão na área onde se trava a batalha pela saúde.Incõmodos á parte,é graças a esse embate que somos capazes de nos recuperaramos em poucos dias da maioria das doenças que nos acometem,com a consequente cicatrização da região afectada.
O papel da nutrição No entanto , a coisa começa a mudar de figura quando o processo inflamatório,em vez de funcionar como uma resposta a um agente externo muito mal-intenciocionado,começa a se instalar no nosso orgânismo de forma crônica. Nessa situação,tanto as batalhas dentro da gente,quando os sintomas percebidos do lado de fora,passa a ser mais recorrentes e começam a incomodar e tirar o nosso sossego.
Eaqui vem a parte mais interessantes da história: Os alimentos que consumimos no dia dia podem ser os responsponsáveis por essas inflamações duradouras,já que determinadas substãncias neles contidas,como as gorduras saturas,podem ser extremamente irritantes ao organismo.Foi tirado da revista VIVA SAÚDE.