BETIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II O SANTO DOS DIAS.













O arcebispo ressaltou a importância da figura carismática do entrosamento. O reconhecimento disso foi muito claro no funeral,onde houve uma afluência de chefes de estados como nunca antes houve na história,disse Dom Cláudio,que ressaltou a boa convivência que teve com o papa,destacou o carisma e a santidade de Karol Wojtyla.¨creio que em sintese foi um homem que se identificou profundamente com Jesus Cristo. Em segundo lugar,era apaixonado pelo ser humano. Essa duas paixôes fazem dele santo disse. "Era uma luz quando aparecia diante das multidôes. Tinha aquele carisma que se manifestava,avalia o arcebispo emérito de são Paulo e ex: prefeito da congregação para o clero.
PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO:
João Paulo II será proclamado beato após o reconhecimento de um milagre ocorrido suportamente por sua intercessão.A cura dita inexplicável pela ciência da freira Francesa Marie Simon Pierre,de 51 anos,que sofria os sintomas de parkinson. O processo foi aberto em 28 de junho de 2005 em Roma. A causa foi aberta por desejo de Bento XVI,sem esperar o periodo de cinco anos de sua morte,como estabelece o código de direito canônico e como ocorreu com madre Teresa de Catutá,que foi beatificada seis anos e dois mesesapós sua morte.
CRITICAS.
Arapidez do processo de beatificação é apontada por vaticanista como resultado de pressão de grupos tradicionalistas. A ala conservadora tem interesse numa leitura triunfalista do papado de João Paulo II, para esconde a obra de seu pontificado atrás de uma auriolass sagrada e assim torná-la indiscutivel. Este é o ponto critico da decisão do papa.
Karol Wojtyla foi também criticado por não ver os comportamentos criminosos,principalmente de pedofilia,dentro da igreja,e por não ter tomado medidas firmes quando o escãndalos começou a eclodir nos estados unidos em 2000. O arcebispo ressaltou a importãncia da figura carismática do entrosamento. o reconhecimento disso foi muito claro no funeral,onde houve uma afluência de chefes de estados como nunca antes houve na história, disse Dom Claúdio,que ressaltou a boa convivência que teve com o papa, destacou o carisma e a santidade de Karol Wojtyla. "Creio que em sintese foi um homem que se identificou profundamente com Jesus Cristo. Em segundo lugar,era apaixonado pelo ser humano.
Essas duas paixôes fazem dele santo" disse. Era uma luz quando aparecia diante das multidôes. Tinha aquele carisma que se manifestava,avalia o arcebispo emérito de são Paulo e ex: prefeito da congregação para o clero. Joâo Paulo II será proclamado beato após oreconhecimento de um milagre ocorrido suportamente por sua intercessão.A cura dita inexplicável pela ciência da freira Francisca Marie Simon Pierre , de 51 anos, que sofria os sintomas de parkinson. Joâo Paulo II confiava nos outros e vigiava muito pouco aqueles que o seguiam .Estava tão concentrado na mensagem a ser transmitida que nem sempre governou a igreja de maneira total. Disse á agência EFE o vaticanista Marco Tosatti.







A congregregação para a causa dos santos ressaltou em nota que foram respeitados ''escrupulosamente" todos os os passos exigidos. O portal voz do vaticano,Federico Lombardi assegurou que, inclusive foram investigados criticos pelo fato de João Paulo II suportamente ter protegido o padre pedófilo mexicano Marcial Maciel. De acordo com o porta voz,a a investigação foi feita e não foi encontrada nenhuma evidência de que ele tenha protegido Maciel. As afirmações do vaticano não convence os criticos. Ele sabia dos pedófilos e encobriu,era muito próxim legionários de cristo (Marcial Maciel). Há elementos sombrios a partir dos quais se colocaria em questão sua canonização.